Você já se imaginou ser cobrado pelo financiamento de um veículo que não comprou?
O golpe do financiamento fraudulento de veículo funciona do seguinte modo: o automóvel é financiado em uma instituição financeira utilizando-se para esta transação documentos clonados.
A vítima só descobre que tem um veículo financiado em seu nome quando recebe aviso de cobrança da instituição financeira ou quando se depara com a negativação do seu nome no SERASA ou, ainda, quando recebe notificações de infrações de trânsito, podendo também a descoberta ser através do recebimento de aviso de lançamento de IPVA, por parte da Secretaria da Fazenda.
O que a vítima deve fazer em uma situação dessa?
Muitas vítimas acham que podem resolver a situação sozinha ou com a ajuda de amigos. A solução de um veículo registrado no DETRAN em nome da pessoa através de aquisição de documentos clonados é de grande complexidade.
Nesses casos, há que ser solucionado primeiramente a questão do financiamento, anulando o contrato e exigir que ela retire possíveis restrições de crédito junto aos órgãos de proteção ao crédito. Ainda quanto à instituição financeira deve-se exigir a reparação dos danos causados, mormente os danos morais, que geralmente são inerentes nestes casos.
Por outro lado, há que solucionar a questão do registro indevido do veículo junto ao DETRAN, bem como anular possíveis multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.
Há casos em que o veículo financiado se envolveu em acidentes, causando prejuízos a terceiros, podendo também estar envolvido em inquéritos policiais por ter sido utilizado em furtos ou roubos ou ter sido utilizado para transportar drogas ou contrabando.
Como vimos, veículos financiados de forma fraudulenta exige habilidade e conhecimento para eximir o terceiro de boa-fé de todas as implicações legais. Tudo isso pode demandar tempo, paciência e conhecimento para solucionar estas questões, sendo necessário o auxílio de um profissional especializado.
__________________________
Conheça os serviços prestados pela Avila e Avila > Clique Aqui